SafeSearch: o que é e para que serve navegação segura do Google?

A rápida evolução da internet tem vantagens e desvantagens. Embora seja fácil encontrar conteúdos criativos e instigantes online, também é comum nos depararmos com a disseminação de materiais prejudiciais nos resultados de pesquisa.

Esse tipo de material não só coloca em risco a saúde física e mental de crianças e adolescentes, mas também deixa muitos adultos um pouco perturbados. Para ajudar com esse problema, o SafeSearch filtra os resultados de pesquisas no Google.

SafeSearch: o que é e para que serve navegação segura do Google?

Não é nenhum segredo que conteúdos com pornografia, violência explícita e outros materiais agressivos estão facilmente disponíveis on-line, a apenas alguns cliques de distância – sejam eles intencionais ou não.

Criança usando celular e amarrada a um fone de ouvido
(Imagem: Zwiebackesser/Shutterstock)

Para aqueles com mentes sensíveis e em desenvolvimento, que ainda não têm a capacidade de assimilar esse tipo de informação, o acesso a esses conteúdos pode ter efeitos psicológicos e físicos prejudiciais de imediato e a longo prazo.

Como um plano de contingência, o SafeSearch é um filtro automático que tem a capacidade de restringir a exibição de conteúdo explícito nos resultados de pesquisa no Google.

O que é SafeSearch?

O Google SafeSearch é um filtro automatizado usado por pais, locais de trabalho e escolas para impedir que os resultados do Google exibam conteúdo explícito. Além disso, o recurso é ativado automaticamente para todas as contas de usuários com 12 anos de idade ou menos.

Símbolo de advertência transparecendo em azul
(Imagem: TippaPatt/Shutterstock)

Claro, essa ferramenta não é perfeita e, às vezes, alguns conteúdos conseguem burlar o filtro. Ainda assim, o SafeSearch costuma ter sucesso em seu objetivo de ajudar a esconder material explícito dos resultados do mecanismo de pesquisa.

Para que serve SafeSearch no Google?

Limitar o que pode ser publicado na internet não é exatamente a melhor resposta. Além de ser difícil derrubar todos os sites que publicam material explícito, isso também vai de encontro ao direito à liberdade de expressão. O que constitui conteúdo questionável varia de pessoa para pessoa e, em tese, há espaço para todo mundo.

No entanto, privar crianças e jovens do acesso à Internet também não é a solução – e isso só ficaria mais difícil à medida que a tecnologia se torna parte integral de nossa vida cotidiana.

Deste modo, a melhor maneira de contornar os riscos pode ser a aplicação de filtros de conteúdo. E é aí que entra o SafeSearch, filtrando automaticamente o mecanismo de pesquisa, identificando e escondendo conteúdo inadequado dos resultados de pesquisa no Google.

Olhar Digital