Saiba como dependentes químicos podem buscar ajuda para combater o vício, em João Pessoa

Os danos e as doenças que as drogas e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem causar na vida das pessoas e, consequentemente, na família desses dependentes, é imensurável. Em João Pessoa, quem sofre com o alcoolismo e/ou vício em drogas conta com o atendimento do Caps AD III David Capistrano da Costa Filho.

O espaço, que é ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), funciona com uma equipe multidisciplinar. Os profissionais estão aptos a lidar com os desafios emocionais de quem sofre com o uso dessas substâncias. Atualmente, a unidade atende quase 1.400 usuários.

O Caps AD III oferece tratamento em atenção dia, onde o usuário vai até o serviço três vezes por semana para os atendimentos; na modalidade intensiva, indo todos os dias; e no acolhimento 24 horas para desintoxicação do uso de substâncias psicoativas.

“Mas o trabalho da equipe multidisciplinar vai além. Nós trabalhamos, também, na restauração e no fortalecimento de vínculos familiares rompidos por causa do vício, na inserção social do reabilitado e na reinserção no âmbito do mercado de trabalho”, destaca Ana Carolina Ferreira.

Grupo de apoio

O grupo de apoio Limpando a Mente, oferece serviço multidisciplinar aos funcionários e agentes de limpeza que sofrem com o alcoolismo. O grupo não possui coordenador específico, porque é baseado nos princípios do Alcoólicos Anônimos (AA), no qual seus membros podem mediar os encontros.

Os encontros acontecem sempre nas sextas-feiras, das 14h às 16h, na sala do Setor Psicossocial da Emlur.

O Caps AD III David Capistrano da Costa Filho funciona na Policlínica Municipal de Jaguaribe, na rua Alberto de Brito, 413. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 11h e 13h às 17h; O telefone para contato é o 3213-7616

No próximo dia 26 de fevereiro, o Caps AD III irá funcionar em novo endereço.  Será na rua Professor Álvaro Carvalho, bairro de Tambauzinho.

Portal Correio