Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Saiba quais USFs realizam teste RT-PCR para Covid-19 em João Pessoa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Trinta Unidades de Saúde da Família (USF) realizam exames RT-PCR para diagnóstico de Covid-19 em pacientes sintomáticos na capital paraibana. As coletas acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, no período de 9h às 11h. Para realização do exame, é necessário que haja indicação de um profissional de saúde.

Os exames devem ser agendados de acordo com o fluxo estabelecido pelas gerências distritais e dentro do prazo da janela epidemiológica para realização. Segundo a gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Vasconcelos, os usuários que procurarem qualquer USF com sintomas de síndromes gripais que atendam a definição de caso suspeito para Covid-19 terão seus atendimentos garantidos pelos profissionais da equipe de saúde. Esses atendimentos devem ser de demanda espontânea.

Seis USFs de cada Distrito Sanitário são referências para coleta dos exames na rede municipal. Veja a relação:

Distrito I
USF Integrada Jardim Saúde
Integrada Saúde e Vida
Integrada Bairro das Indústrias
Integrada Nova Conquista
Integrada Cruz das Armas I
Integrada Saúde para Todos
Distrito II
USF Grotão
USF Espaço Saúde
USF Qualidade de Vida
USF Vila Saúde
USF Mudança de Vida
USF Integrando vidas
Distrito III
USF Caminho do Sol
USF Ipiranga
USF Quatro Estações
USF Nova Esperança
USF Verdes Mares
USF Jose Américo Integrada
Distrito IV
USF Varadouro
USF Roger Integrada
USF Matinha I
USF Ilha do Bispo
USF Alto do Céu Integrada
USF Viver Bem
Distrito V
USF Timbó
USF Eucaliptos
USF Torre Integrada
USF Altiplano
USF Bessa
USF São José
Além das USFs, o exame também é feito nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), todos os dias, seguindo os protocolos e indicação clínica do profissional do serviço.

O exame
O teste RT-PCR é feito a partir de amostra de secreções da nasofaringe ou orofaringe, material obtido da mucosa do fundo do nariz ou da garganta com uso de uma haste flexível (swab). O exame, que deve ser realizado entre o 1º e o 8º dia de sintomatologia, informa se existe RNA do novo coronavírus no organismo.

“O exame pode detectar a infecção em mínimas quantidades de material genético do vírus, mesmo quando a carga viral do paciente é considerada baixa. Desta forma, é importante fazer o diagnóstico precoce, iniciar o tratamento necessário e orientar que o paciente fique isolado para evitar a transmissão viral”, explica o gerente de Vigilância Epidemiológica, Daniel Batista.

O diagnóstico preciso e correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, na rede municipal de saúde já foram realizados 23.331 exames RT-PCR e 7.541 foram detectáveis, com a presença do RNA da Covid-19. Do total de exames realizados, 18.456 são residentes de João Pessoa.

 

portal correio