A Samsung anunciou, nesta quarta-feira (8), a IA Galaxy, sua própria inteligência artificial (IA). Ela estará presente nos dispositivos Samsung Galaxy no início do ano que vem, segundo a empresa sul-coreana. A notícia vem após a confirmação de que o Galaxy S24 terá IA generativa integrada, pavimentando a chegada da IA Galaxy.
A companhia pontua que a IA Galaxy é formada pela união da IA disponível em seus dispositivos com a IA baseada em nuvem, “possibilitada por nossas colaborações abertas com líderes da indústria que compartilham nossas ideias”. A Samsung garante que a tecnologia vai transformar a experiência móvel cotidiana dos usuários de seus aparelhos.
Primeiro recurso da IA Galaxy: AI Live Translate Call
Apesar de dar um gostinho do que vem por aí relacionado à IA Galaxy, a Samsung não passou muitos detalhes sobre quais recursos estão sendo pensados com base nessa tecnologia. Apenas uma foi apresentada até: a AI Live Translate Call.
- Segundo a sul-coreana, o novo recurso estará disponível para donos de smartphones Galaxy mais recentes com IA;
- Ele é um tradutor pessoal, ativo sempre que o usuário fizer uma ligação, pois está ligado ao app de chamada nativa da Samsung;
- Traduções de áudio e texto aparecerão em tempo real enquanto o usuário estiver falando, “tornando a ligação para alguém que fala outra língua tão simples quanto ativar legendas como quando você assiste a um programa”;
- A empresa garante que as conversas privadas nunca sairão do dispositivo graças à IA Galaxy presente no aparelho.
A tecnologia móvel tem poder incrível para possibilitar conexão, produtividade, criatividade e muito mais para pessoas ao redor do mundo, mas, até agora, não vimos a IA móvel catalisar isso de maneira verdadeiramente significativa. A IA Galaxy é nossa oferta de inteligência mais abrangente até o momento e mudará para sempre a forma como pensamos em nossos smartphones.
Wonjoon Choi, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Mobile eXperience Business, divisão de dispositivos móveis da Samsung
Samsung segue na liderança no mercado de smartphones e na frente da Apple
A Samsung manteve sua liderança no terceiro trimestre de 2023 como a empresa que mais vendeu smartphones durante o período (58,6 milhões). Conforme mostrou o levantamento da Canalys, a marca sul-coreana conta com uma participação de mercado de 20%, seguida pela Apple com 17% e Xiaomi com 14%.
Olhar Digital