Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Samu-JP capacita grupo de idosos da USF São José sobre independência funcional

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizou na manhã desta terça-feira (28) mais uma capacitação para os idosos atendidos pela rede municipal de saúde. Dessa vez, participou da palestra o grupo de idosos da Unidade de Saúde da Família (USF) São José.

“Levando em consideração que a população está com uma expectativa de vida maior, com mais qualidade de vida, é necessário um cuidado preventivo essencial com a saúde e é esse o objetivo das capacitações, ofertar uma maior independência funcional do publico idoso, além de pensar no cuidado da saúde de forma integral”, comenta a secretária- adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros.

 

A atividade contou com orientações acerca da prevenção de acidentes domésticos e corriqueiros, como engasgos, automedicação e suspensão de tratamentos sem autorização médica, queimaduras, além de alertar a população para importância do cuidado com a saúde bucal.
O coordenador de Enfermagem do Samu, Emanuel Almeida, que ministrou o curso, explicou que o treinamento é composto por palestras e demonstrações de procedimentos básicos de primeiros socorros. “As orientações são voltadas para alguns cuidados essenciais e preventivos, como acionar o serviço de urgência e como eles mesmos podem se proteger diante de determinadas situações, a exemplo de quedas, estresse ou quando sentirem dor aguda súbita”, explicou.

 

Ao todo, a Secretaria já realizou orientações para cerca de 800 idosos, participantes de mais de 20 grupos operacionais.
Saúde do Idoso – Para o cuidado com a população idosa, a SMS dispõe do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), um serviço que há 10 anos garante uma assistência integral a este público. Atualmente são mais de 12 mil usuários cadastrados no serviço.
Além do Caisi, a Rede Municipal de Saúde atende os idosos por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), Academias de Saúde, Projeto João Pessoa Vida Saudável, Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e rede hospitalar.

 

 

 

Secom-JP