Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Saúde promove ação contra o tabagismo nesta quinta

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) vai oferecer rodas de conversa, palestra com médico, depoimentos de ex-fumantes e apresentações culturais durante o Dia Municipal de Controle ao Tabagismo. A data vai ser lembrada na Respirarte, a Policlínica de Jaguaribe.

De acordo Niviane Ribeiro, técnica da Área Técnica de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dant), parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida e o apoio aos fumantes no processo de cessação do vício e na adoção de outros hábitos saudáveis de vida é essencial.

“Quando uma pessoa decide parar de fumar, ela consegue observar a desintoxicação já no primeiro minuto sem cigarro, seu corpo começa a processar a mudança. Após 20 minutos, a pressão volta ao normal”, disse a técnica.

Para quem deseja parar de fumar, a Secretaria de Saúde de João Pessoa conta com uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e nutricionista). O interessado inicia o processo terapêutico em grupo, com a duração de um ano, e realiza a abordagem cognitiva comportamental (suporte psicológico), além de receber auxílio medicamentoso (adesivo transdérmico de nicotina, goma de mascar e pastilhas de nicotina e comprimidos).

Dentro do programa, os usuários podem participar de atividades em práticas integrativas e complementares, como reiki, auriculoterapia, relaxamento e yoga.

 

portalcorreio.com.br