A fase semifinal do Campeonato Paraibano promete muito nesta temporada. Mas, dessa vez, algo que chama atenção estará fora das quatro linhas, na área técnica. Das quatro equipes semifinalistas, três delas contam com treinadores que já levantaram o troféu de campeão do estadual. Apenas o comandante do Sousa, Paulo Schardong, busca o título inédito.
Outro detalhe importante é que todas as conquistas de Moacir Júnior, Ranielle Ribeiro e William de Mattia aconteceram recentemente. Os atuais técnicos de Botafogo-PB, Serra Branca e Treze, respectivamente, foram os três últimos campeões da competição (2020, 2021, 2022 e 2023).
Já Paulo Schardong, que está de volta ao Sousa após curto trabalho em 2021, ainda não teve a oportunidade de vencer a divisão de elite do futebol paraibano. Na época, ele dirigiu a equipe em quatro partidas oficiais. Foram duas vitórias, um empate e uma derrota.
Moacir Júnior
Pelo lado do Botafogo-PB, o técnico Moacir Júnior conhece bem o caminho para vencer a principal competição do estado da Paraíba. Em 2020, dirigindo o Treze, o treinador conquistou o 16º estadual da equipe, com direito à vitória diante do rival Campinense na final, tirando o Galo da Borborema da fila que já durava nove anos.
Apesar do bom momento vivido à frente do Alvinegro de Campina Grande, o treinador não vive grande fase comandando o Botafogo-PB. Recém chegado, Moacir enfrenta forte rejeição do torcedor, devido ao jejum de vitórias e a queda de rendimento da equipe. Até o momento, foram disputados quatro jogos, com dois empates e duas derrotas. A maior consequência dos resultados negativos foi a perda da liderança para o Treze, após derrota sofrida dentro de casa para o Galo.
Diante de um ambiente conturbado, o treinador de 56 anos busca sua primeira vitória pelo Belo para acalmar os ânimos quentes que rondam o CT da Maravilha do Contorno. Além disso, caso passe pelo Serra Branca e chegue a final, Moacir Júnior pode repetir o feito realizado há quatro temporadas e encerrar mais um jejum: o Botafogo-PB não vence o Paraibano desde 2019.
Ranielle Ribeiro
Atual treinador do Serra Branca, Ranielle Ribeiro pode levar o Carcará do Cariri à conquista inédita do Campeonato Paraibano. Com duas taças na bagagem, ambas comandando o Campinense em 2021 e 2022, o técnico se credenciou ao mais alto escalão dos comandantes do futebol paraibano e é visto como uma das peças fundamentais para o bom desempenho do time.
O título de Ranielle que mais chama atenção é o da temporada de 2022. Pois, além de vencer pelo segundo consecutivo, a campanha da Raposa entrou para o seleto grupo de equipes campeãs invictas do torneio. Na época, o Campinense encerrou o Paraibano com 10 vitórias e dois empates em 12 jogos.
Nesta temporada, devido ao forte investimento feito no elenco do Serra Branca, o treinador está na briga pelo tricampeonato. Na fase de grupos, o Carcará terminou na segunda posição, com 17 pontos em nove jogos. Com isso, a equipe de Ranielle Ribeiro terá o direito de decidir o jogo de volta da semifinal em casa diante do Botafogo-PB, terceiro colocado.
William de Mattia
Se Botafogo-PB e Serra Branca contam com treinadores que já venceram o estadual, o Treze é dirigido pelo atual campeão. Contratado para a temporada de 2023, o catarinense chegou para o seu primeiro desafio em terras paraibanas e conquistou, logo de cara, a disputa. A final foi disputada contra o Sousa e acabou com vitória do Galo nas penalidades.
Por falta de calendário, o treinador deixou o comando do time, mas logo acertou o seu retorno para esta temporada. E, ao decorrer do ano, a permanência do catarinense à frente da equipe tem se mostrado, cada vez mais, um acerto da diretoria do Treze.
Em 2024, o Galo segue sendo cotado como um dos favoritos a conquistar novamente o Paraibano. Com 100% de aproveitamento nos clássicos diante de Campinense e Botafogo-PB, o Treze terminou a primeira fase na liderança isolada e mantém uma sequência de sete vitórias seguidas no estadual.
Portal Correio