Previous
Next
Previous
Next

Seinfra constata furto de tampas de galerias da capital e grsande prejuízo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O furto de grelhas, estruturas metálicas que tampam as galerias pluviais e bocas de lobo, tem gerado grande perigo para pedestres e condutores devido o risco de acidentes, sem falar dos prejuízos financeiros para a Prefeitura de João Pessoa. Levantamento realizado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) aponta que cerca de 100 peças foram furtadas nos primeiros meses desse ano, gerando um prejuízo de mais de R$ 40 mil aos cofres públicos.

Além do prejuízo gerado, o roubo das estruturas também pode causar acidentes, já que as galerias e bocas de lobo destapadas viram buracos na via, comprometendo a segurança dos condutores, principalmente motociclistas.

“Além dos prejuízos econômicos para a população, já que o material será reposto com o uso de dinheiro público, a falta da estrutura também pode provocar sérios acidentes. Outro ponto é a obstrução de galerias, pois as grelhas servem para evitar a entrada de resíduos na rede. Ou seja, com esse ato toda a sociedade é prejudicada de várias formas”, disse o diretor de Manutenção e Conservação da Seinfra, Rodrigo Pacheco.

Os furtos das peças estão sendo registrados em vários pontos da cidade, como Valentina, Centro, Bancários e Torre. A suspeita é de que os criminosos revendam as peças, já que se trata de grelhas articuladas de ferro fundido. Vale ressalta que é crime o furto e a receptação desse material.