Ramon Menezes apostou em jogadores que atuam no futebol brasileiro para fazer a seleção quebrar um jejum de 36 anos sem conquistar os Jogos Pan-Americanos. Dos 18 convocados pelo treinador, apenas quatro deles jogam fora do país.
O goleiro Andrew (Gil Vicente, de Portugal), o zagueiro Arthur Chaves (Academíco de Viseu, de Portugal) e os meias Gabriel Pirani (DC United, dos Estados Unidos) e Marquinhos (Nantes, da França) são as exceções.
Como a competição não é considerada data Fifa, os clubes não tinham a obrigação de liberarem os jogadores para a seleção brasileira. Ninguém, porém, solicitou a desconvocação.
A competição
Os Jogos Pan-Americanos 2023 serão realizados no Chile entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro. O Brasil está no Grupo B com Estados Unidos, Colômbia e Honduras, enquanto o Grupo A tem México, República Dominicana, Chile e Uruguai.
As seleções se enfrentam entre si, em turno único, dentro das suas chaves e os dois primeiros avançam para as semifinais, que serão realizadas em jogo único.
O Brasil estreia no próximo dia 23, contra os Estados Unidos, às 18h (de Brasília). Depois, a seleção de Ramon Menezes encara Colômbia (26 de outubro) e Honduras (29 de outubro).
Após ficar de fora da última edição, em 2019, a seleção brasileira vai atrás do seu quarto título — foi campeão em 1963, 1975, 1979 e 1987.
Goleiros: Andrew (Gil Vicente, de Portugal), Matheus Donelli (Corinthians) e Mycael (Athletico-PR)
Defensores: João Moreira (São Paulo), Patrick (São Paulo), Rikelme (Cuiabá), Arthur Chaves (Académico de Viseu, de Portugal), Gustavo Martins (Grêmio) e Lucas Halter (Goiás)
Meio-campistas: Guilherme Biro (Corinthians), Igor Jesus (Flamengo), Gabriel Pirani (DC United, dos Estados Unidos), Matheus Dias (Internacional), Marquinhos (Nantes, da França) e Ronald (Grêmio)
Atacantes: Figueiredo (Vasco), Kaio (Coritiba) e Matheus Nascimento (Botafogo)
Portal Correio