Fifa anunciou nesta sexta-feira (7) os três finalistas do prêmio The Best de 2021, entregue ao melhor jogador do mundo na temporada europeia. Messi, Lewandowski e Salah disputarão a honraria no próximo dia 17, em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça. O polonês é o atual detentor do primeiro lugar na premiação, quando desbancou o argentino, além de Cristiano Ronaldo.
Finalista em 2017, Neymar fica de fora do top 3 pelo quarto ano consecutivo. Dentre as mulheres, as finalistas são Jennifer Hermoso e Alexia Putellas, ambas do Barcelona, além de Sam Kerr, do Chelsea. O anúncio foi feito pela ex-jogadora Kristine Lilly, dos Estados Unidos, e o ex-jogador Sami Khedira, da Alemanha.
Realizado desde 2016 com esta nomenclatura, o prêmio The Best tem Cristiano Ronaldo como o maior vencedor, tendo sido eleito o melhor do mundo em 2016 e 2017. Caso conquiste pelo segundo ano seguido, Robert Lewandowski empata com o craque português.
De 2010 a 2016, a premiação da Fifa foi fundida com a Bola de Ouro, da revista France Football, no que foi chamado de Fifa Ballon D’or. De 1991 a 2009, a entidade premiava de forma independente o melhor jogador do mundo. Contando todas as nomenclaturas do prêmio da Fifa, o maior premiado é Lionel Messi (6), superando Cristiano Ronaldo (5).
Lionel Messi
Lionel Messi é o maior finalista do The Best, ficando de fora apenas da edição de 2018. O argentino iguala Cristiano Ronaldo, com cinco finais. O português não figura no top 3 pela primeira vez desde 2016. Messi faturou, há pouco mais de um mês, o prêmio da Bola de Ouro, entregue pela revista France Football.
Robert Lewandowski
Atual vencedor do prêmio The Best, Robert Lewandowski tenta, pela segunda vez consecutiva, superar Lionel Messi na premiação da Fifa. Os 48 gols em 40 jogos na temporada 2020/21 credenciam o polonês a estar forte na briga pela honraria. Na Bola de Ouro, da France Football, Lewa ficou com a segunda posição.
Mohamed Salah
Terceiro colocado no The Best de 2018, o egípcio volta a figurar no top 3 da Fifa. Há três temporadas, ele foi superado por Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Mohamed Salah vive grande fase no Liverpool, mas é importante ressaltar que o prêmio é referente à temporada 2020/21.
Confira abaixo os finalistas das outras premiações do The Best:
Melhor goleiro
- Donnarumma (Milan-PSG)
- Mendy (Chelsea)
- Neuer (Bayern de Munique)
Melhor treinador
- Pep Guardiola (Manchester City)
- Roberto Mancini (Itália)
- Thomas Tuchel (Chelsea)
Prêmio Puskas (gol mais bonito)
- Erik Lamela (Tottenham/Sevilla)
- Patrik Schick (Bayer Leverkusen)
- Mehdi Taremi (Porto)
Melhor goleira
- Ann-Katrin Berger (Chelsea)
- Christiane Endler (PSG)
- Stephanie Labbé (PSG)
Melhor treinador(a) – futebol feminino
- Lluis Cortés (Barcelona)
- Emma Hayes (Chelsea)
- Sarina Wiegman (seleção holandesa e seleção inglesa)
- Com informações GE