Singapura testa robôs policiais para monitorar a população

O governo de Singapura começou a testar robôs policiais para o patrulhamento de áreas públicas. Os dispositivos têm autorização para notificar o comportamento social considerado inadequado pelas entidades, além de atitudes que desrespeitarem as normas de segurança contra a Covid-19.

De acordo com as autoridades de Singapura, por enquanto, o patrulhamento será feito por dois robôs policiais autônomos desenvolvidos pelo Home Team Science and Technology Agency de Singapura. Batizados de Xavier, a dupla de policiais robóticos está equipada com câmeras que podem detectar os hábitos das pessoas e emitir alertas para o centro de comando e controle da polícia.

Segundo os desenvolvedores, a patrulha robótica passará por um período de testes de três semanas. Neste período, os robôs apenas observarão os cidadãos para assimilarem os seus hábitos e somente após esta etapa de reconhecimento é que estarão habilitados para emitirem julgamentos.

“Olhos nos olhos, quero ver o que você faz”… quando encarado por um robô!
Expansão de mercado: Tesla pretende começar a produzir robôs humanoides
Perseverance vira garoto propaganda do Google Fotos
“Melhor amigo” versão eletrônica: Xiaomi lança o CyberDog
De acordo com o porta-voz do governo de Singapura: “a implantação do Xavier apoiará o trabalho dos funcionários públicos, pois reduzirá a mão de obra necessária para o patrulhamento a pé e aumentará a eficiência da operação”, disse a agência.

Singapura é considerado um dos países mais seguros do mundo , em agosto de 2021, o ministro de assuntos internos K Shanmugam declarou que a cidade-estado pretende ter mais de 200 mil câmeras da polícia até 2030, o número é mais do que o dobro de câmeras instaladas em todo o estado insular no sudeste da Ásia.

 

olhardigital