O Snapchat adicionou um novo recurso de segurança destinado a desencorajar adolescentes a interagir com estranhos em seu aplicativo. A atualização chega após o Comitê de Comércio do Senado dos EUA questionar a capacidade da rede social de manter os usuários menores seguros.
Para quem tem pressa:
- O Comitê de Comércio do Senado questiona o Snap, TikTok, YouTube e outros sobre a segurança de adolescentes desde 2021;
- As mudanças ocorrem após anos de análise minuciosa do aplicativo;
- As novas restrições afetam principalmente as contas de jovens de 13 a 17 anos;
- Segundo o Snap, o novo recurso torna ainda mais difícil encontrar adolescentes em pesquisas e recomendações — desde o ano passado a empresa vem limitando a entrega de contas de menores em buscas.
Segundo o Engadget, é como uma mudança no algoritmo dessas contas. Agora, o número de amigos em comum que os usuários devem ter para aparecerem nas pesquisas e nas contas sugeridas será maior.
Nos casos em que os adolescentes conseguem se conectar com pessoas com quem não compartilham muitos amigos em comum, o app exibirá avisos incentivando os usuários a interagirem apenas com pessoas que conhecem. O aviso virá acompanhado de uma opção de bloquear ou denunciar o usuário em questão.
A empresa também está introduzindo um novo sistema de aviso para contas que compartilham “conteúdo impróprio para a idade”. Postagens inadequadas serão deletadas e um aviso à conta infratora será emitido.
Usuários que acumularem muitos avisos durante um determinado período terão suas contas desativadas permanentemente, destacou a empresa.
Além de todas essas mudanças, o Snapchat disponibilizará ainda uma seção dedicada aos pais, onde eles poderão entender a dinâmica da rede social e descobrir formas de usar a função ‘controle dos pais’.
Olhar Digital