Nesta quarta-feira (30), teve início a segunda lua cheia de agosto, por essa razão chamada de Lua Azul (designação usada sempre que for a segunda ocorrência desta fase num mesmo mês). Assim que o Sol se pôs, ela pôde ser vista imensa e brilhante no céu – aliás, mais exuberante do que de costume, já foi foi a maior Superlua do ano.

  • De forma bem simples e resumida, uma Superlua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase cheia menos de 24 horas antes ou depois de fazer sua aproximação máxima com a Terra (atingindo o ponto chamado de perigeu);
  • Isso já aconteceu três vezes em 2023, com uma última ocorrência aguardada para setembro;
  • No caso desta lua cheia em específico, ela é a segunda do mês de agosto. Como dito anteriormente, sempre que a Lua chega duas vezes à fase cheia num mesmo mês, o segundo episódio é chamado de Lua Azul – sem ligação alguma com a coloração do astro;
  • E como esta lua cheia se iniciou menos de 24 horas depois de atingir o perigeu (mais precisamente nove horas e quarenta minutos), ela é chamada, portanto, de Superlua Azul.

Independentemente da nomenclatura, o fato é que ela chegou a pouco mais de 357 mil km da Terra, que é a menor distância esperada entre os dois corpos para este ano. Sendo assim, apareceu em torno de 14% maior e 30% mais brilhante no céu, sendo a maior lua cheia de 2023.

Internet é inundada de imagens da Superlua Azul

Como não poderia deixar de ser, tudo isso rendeu imagens belíssimas, compartilhadas por usuários das redes sociais espalhados por todo o mundo. Vamos conferir!

Olhar Digital