‘Superlua’ pode ser vista por telescópios em João Pessoa e em outros três municípios da Paraíba

A Superlua ocorre quando a lua chega à sua fase cheia (Foto: Unsplash Personare)

 

Nesta terça-feira (01), ocorre a Lua Cheia no Perigeu, conhecido popularmente como ‘Superlua’. Conforme apurou o ClickPB, o fenômeno poderá ser visto por telescópios distribuídos nos municípios de João Pessoa, Araruna, Esperança e Taperoá, a partir das 18h.

A ‘Superlua’ ocorre quando a Lua chega à sua fase cheia, enquanto está passando próxima do seu perigeu, que é o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Quando isso acontece, a Lua se torna até 14% maior e 30% mais brilhante que em seu apogeu, ponto mais distante da Terra.

De acordo com as informações obtidas pelo ClickPB, com a Associação Paraibana de Astronomia, os telescópios estarão disponíveis em quatro cidades paraibanas: em João Pessoa, a ‘Superlua’ poderá ser observada por telescópios no Busto de Tamandaré; em Araruna, no Campus da UEPB; em Esperança, a observação ocorrerá na Praça da Cultura e será feita com os telescópios do Projeto Esperança no Espaço, construídos por detentos da cadeia pública do município; já em Taperoá, a observação ocorrerá na Ponte dos Arcos.

A observação será gratuita, aberta ao público de todas as idades e faz parte das ações de divulgação do Eclipse Anular do Sol que ocorrerá em 14 de outubro e que será visível a partir da Paraíba. O eclipse, considerado o melhor eclipse solar das últimas décadas visível do Brasil, atrairá para a Paraíba astrônomos e aficcionados de todo o Brasil para presenciar o fenômeno e para participar do 23° Encontro Nacional de Astronomia, estrategicamente agendado para o mesmo feriado prolongado do eclipse e para a cidade de Araruna, que deve ser um dos melhores lugares do estado para presenciar o fenômeno.

ClickPB