Pode ser confuso e um tanto assustador ver-se diante de uma tela azul. Embora esse problema seja menos comum do que era anos atrás, ele ainda pode aparecer de vez em quando.
A “tela azul da morte” é uma tela de erro exibida quando o sistema operacional Windows encontra um erro “fatal” no sistema e trava. Recentemente, um desses erros causou uma pane que afetou hospitais, companhias aéreas e serviços de emergência em várias partes dos Estados Unidos.
Tela azul da morte no Windows: o que é e quais as possíveis causas do erro?
A recente pane no serviço da Microsoft, chamada de apagão cibernético, foi causada por uma atualização do software de segurança CrowdStrike. Para auxiliar os usuários a corrigirem o problema da tela azul, a Microsoft usou as redes sociais para sugerir como os afetados poderiam restaurar seus computadores.
Embora esse problema geralmente não seja tão dramático, uma tela azul pode certamente arruinar o dia de trabalho de alguém. Mas o que é exatamente esse erro e quais são as outras causas?
O que é a tela azul no Windows?
A tela azul da morte é um aviso, ocorrendo quando o computador interrompe as operações e exibe a mensagem de erro. A tela azul também pode ser chamada, em um linguajar mais técnico, de “erro de código STOP”.
O aviso informa sobre um problema crítico que está forçando a reinicialização do Windows, muitas vezes exibindo a mensagem “O Windows foi desligado para evitar danos ao computador”. Além disso, a tela azul da morte no Windows 10 ou 11 também pode exibir um QR code, que você pode escanear para saber mais sobre a falha.
Felizmente, embora a tela azul indique que o Windows atingiu uma condição crítica e não pode mais ser executado com segurança, ela geralmente é causada por problemas relativamente pequenos – e que podem ser facilmente corrigidos.
O que pode causar tela azul no Windows?
Um erro de tela azul ocorre se um problema de software ou hardware fizer com que o sistema reinicie inesperadamente, pois estes fazem com que o sistema Windows pare de funcionar com segurança.
A tela azul da morte pode ser acionada por problemas de software como atualizações de driver incompatíveis ou malware. Quanto aos problemas de hardware, pode ser um disco rígido que precisa ser formatado, ou o superaquecimento causado por overclock da CPU.
Em outras palavras, a tela azul é resultado de problemas de comunicação de hardware ou de arquivos corrompidos, e a causa exata pode ser diagnosticada por meio do código de erro do Windows. Como mencionado, a maioria das causas não é muito preocupante, a menos que esses travamentos ocorram repetidamente.
Por que erro grave no Windows se chama tela azul?
A Microsoft apresentou uma tela azul legível pela primeira vez com o Windows 3.0, em 1993, com uma longa série de textos e códigos. Essa tela tornou-se um pouco mais amigável com o Windows 8, apresentando uma mensagem simples e um emoticon triste.
Do Windows 10 em diante, o erro vem com mensagens específicas que descrevem o problema, bem como um código que você pode procurar no Suporte do Windows para obter uma explicação mais completa do problema. O nome do erro vem da cor de fundo da tela, quando o erro força o computador a reiniciar, que é consistentemente azul desde sua introdução ao sistema operacional.
Olhar Digital