Temporada do NBB 2025/26 terá novidades no formato de disputa; confira calendário

A bola está prestes a subir para o Basquete Unifacisa na temporada 2025/26. A Liga Nacional de Basquete (LNB) já confirmou os 20 clubes que participarão da 18ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB) e, também, o regulamento da competição. Mas, antes de competir pelo NBB oficialmente, o Jacaré disputará o preparatório no Torneiro Abertura, entre 26 de setembro e 4 de outubro.

Esta temporada contará com novidades no formato de disputa. A primeira, é que a competição terá a participação de 20 equipes, o maior número de participantes de a primeira edição do NBB. Além do Jack, farão parte do campeonato os seguintes clubes: Bauru Basket (SP), Botafogo (RJ), Caixa Brasília (DF), Caxias do Sul (RS), Corinthians (SP), Fortaleza Basquete Cearense (CE), Flamengo (RJ), KTO Minas (MG), Mogi Basquete (SP), Pato Basquete (PR), Paulistano (SP), Pinheiros (SP), Sesi Franca (SP), Mr. Moo São José Basketball (SP), CEISC União Corinthians (RS), Unifacisa (PB) e Vasco da Gama (RJ).

Entram na disputa, também, Rio Claro Basquete (SP), que retorna ao NBB, Basket Osasco (SP), campeão da Liga Ouro, e Cruzeiro Basquete (MG), vice-campeão da Divisão de Acesso ao NBB CAIXA.

Unifacisa x Pinheiros, oitavas de final NBB 2025 (Foto: Carol Coelho/ECP)

A competição, que terá início no dia 18 de outubro, contará com algumas mudanças. A fase de classificação seguirá com turno e returno, em jogos de ida e volta. Os 16 melhores colocados avançam para os playoffs. Nesta etapa, a mudança será no formato da série melhor de cinco — que vai seguir das oitavas até a final — disputada no formato Sistema 1-2-2: os Jogos 1, 4 e 5 serão realizados na casa do time de melhor campanha e os jogos 2 e 3 o mando será das equipes de campanha inferior.

Na última temporada, a Unifacisa deixou a competição ainda na série das oitavas de final. A disputa para conquistar a classificação para os playoffs foi acirrada e, para esta nova edição, o time precisará ter atenção na parte de baixo da tabela. Isso porque, na campanha 2025/26, entrarão em cena o ascenso e descenso. Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a Liga Ouro. Já o campeão da Liga Ouro 2026 ganhará uma vaga no próximo NBB.

Por fim, no mata-mata, pela Copa Super 8, os classificados vão realizar jogos únicos e eliminatórios. O campeão garantirá uma vaga no Basketball Champions League das Américas (BCLA) do próximo ano.

Torneio de Abertura

Antes da bola ir ao ar no NBB, as equipes participarão do Torneio de Abertura. Esta será a segunda edição do Torneio que, além da Unifacisa, contará com a participação de outras 11 equipes, sendo uma argentina.

CAIXA Brasília (DF), Botafogo (RJ), Caxias do Sul (RS), Cruzeiro (MG), Fortaleza Basquete Cearense (CE), Flamengo (RJ), KTO Minas (MG), Pato Basquete (PR), CEISC/União Corinthians (RS), Unifacisa (PB) e Vasco da Gama (RJ) vão representar o NBB e o Atlético Unión de Santa Fé será o representante da La Liga da Argentina.

A competição preparatória vai acontecer entre os dias 26 de setembro e 04 de outubro, no Ginásio Nilson Nelson.

Arena Correio