O mundo inteiro está de olho nas Olimpíadas em Tóquio, no Japão, e a Toyota sabe bem disso. Como forma de mostrar o poder tecnológico local, a montadora colocou os ônibus autônomos e-Palette para transportar os atletas dentro da Vila Olímpica. Os veículos, claro, chamam muito a atenção, pois são extremamente hightech, elétricos e embutidos com um sistema de direção sem motorista nível 4 – segunda maior da classificação de segurança e “verdadeira autonomia”, conforme o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA).
Com capacidade de transporte de 20 passageiros e quatro cadeiras de rodas, visto que o modelo também será utilizado durante as Paralimpíadas, o e-Palette conta com autonomia de até 150 quilômetros e tecnologia de movimentos para aceleração e frenagem suaves. De acordo com a marca japonesa, o objetivo é passar a sensação de que há um motorista no controle do veículo, e não que é um veículo robotizado.
e-Palette é o ônibus da Toyota que circula sem motorista nas Olimpíadas. Imagem: Cortesia da Toyota
Além de contar com direção autônoma, o ônibus das Olimpíadas detecta outros automóveis e pedestres ao redor e realiza frenagem automática, caso seja necessário. Mesmo sem a necessidade de um condutor, cada um dos 20 modelos disponibilizados pela Toyota terá um operador a bordo por segurança, para possível intervenção em casos de emergências.
O Toyota e-Palette estreou no Consumer Electronics Show em janeiro de 2018, quando o presidente da Toyota, Akio Toyoda, anunciou a meta ousada da empresa de fazer a transição para uma marca “focada em mobilidade”. De acordo com o CEO, o ônibus sem motorista será usado nas Olimpíadas durante para aprimorar recursos práticos de “mobilidade como serviço” (MaaS) para que, em um futuro próximo, o modelo faça parte da frota oficial de veículos eletrificados.
Atletas das Olimpíadas usam ônibus autônomo Toyota. Imagem: Toyota/Divulgação
Atletas das Olimpíadas usam ônibus autônomo Toyota. Imagem: Toyota/Divulgação
Para completar, o comboio autônomo dos Jogos de Tóquio ainda é totalmente acessível e um exímio combatente contra a covid-19. Conforme a descrição da montadora, o e-Palette conta com tecidos e superfícies internas em material antiviral para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, além de corrimãos adaptáveis de acordo com a altura dos atletas. Piso e as alças internas foram pintados de cores contrastantes para melhorar a visibilidade de pessoas com deficiência visual.
Ônibus das Olimpíadas quer testar tecnologia, mas com devida segurança
Parte do interior do “ônibus das Olimpíadas”; testes de tecnologia do e-Palette ocorrem, mas com segurança. Imagem: Toyota/Divulgação
Alimentado por baterias recarregáveis, os Toyotas e-Palette foram programados para realizar apenas viagens de baixa velocidade dentro da Vila Olímpica. A marca argumenta que a ação visa a segurança total dos atletas durante os testes de tecnologia. Os veículos podem atingir uma aceleração de, no máximo, 32 km/h.
Ainda para oferecer suporte à uma operação 100% segura, o sistema de direção automatizado do modelo – que inclui hardware de controle e sensores avançados, como câmeras e LiDAR – monitora constantemente os obstáculos em um campo de visão completo de 360 graus ao redor do veículo, mesmo estacionado. Confira mais detalhes do e-Palette no vídeo abaixo: