Truth Social: chefe de engenharia do app de Trump se demite

Alex Gleason, chefe de engenharia da empresa que opera o aplicativo Truth Social, do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, renunciou ao cargo, conforme relatou a Reuters. Segundo Gleason, decisão ocorre para se dedicar ao seu próprio negócio, a Soapbox Technology, que fornece tecnologia de código aberto para plataformas de mídia social descentralizadas.

O que você precisa saber: 

  • A Trump Media & Technology Group (TMTG) lançou o Truth Social como uma forma de Trump se conectar com sua base depois de ser banido das principais plataformas de mídia social após o ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021;
  • À Reuters, Gleason disse que está deixando o TMTG para trabalhar no Soapbox em tempo integral, desenvolvendo tecnologia para conectar múltiplas plataformas descentralizadas;
  • A TMTG contratou Gleason em janeiro de 2022 para adaptar a tecnologia do Soapbox para suas próprias necessidades, eventualmente usando-a como tecnologia de front-end para o aplicativo Truth Social.

A saída de Gleason ocorre em meio a um período de incerteza para a TMTG, já que o Truth Social tem lutado para aumentar seu número de usuários desde seu lançamento, em fevereiro de 2022.

A base da rede social de Trump ainda é pequena se comparada as metas estabelecidas pela TMTG em novembro de 2021. A empresa esperava alcançar 56 milhões de usuários até 2024 e 81 milhões até 2026. De acordo com dados da Similarweb, o Truth Social tem atualmente cerca de 607 mil usuários mensais — embora Trump tenha seus 5,71 milhões de seguidores.

Vale lembrar que Trump teve o acesso às contas do Facebook e Instagram restaurado no início deste ano. O YouTube também reativou sua plataforma de vídeo após dois anos de suspensão. Ainda em 2022, após a compra do Twitter por Elon Musk, o bilionário reativou o perfil do ex-presidente.

olhardigital