Visando expandir os serviços, a Uber anunciou nesta quinta-feira (24) que vai passar a disponibilizar os icônicos táxis amarelos de Nova York no aplicativo. A medida pode ajudar o aplicativo de transporte a superar a escassez de motoristas em seu maior mercado dentro dos Estados Unidos.
A empresa enxerga os táxis como uma oportunidade de crescimento. No dia de investidores no mês de fevereiro, a Uber chamou o segmento de uma indústria altamente fragmentada de US$ 120 bilhões, destacando os 20 milhões de veículos ativos, número cinco vezes maior que a base do aplicativo antes da pandemia da Covid-19.
A ideia é incluir todos os táxis até 2025. No ano passado, 122 mil desses veículos foram adicionados à plataforma, um total de 3% da base total de motoristas. Junto à cidade de Nova York, serão mais 13,6 mil táxis acrescentados, caso todos os taxistas registrados participem.
Para os passageiros, a tarifa será quase a mesma para as viagens de táxi e as no Uber X. Os motoristas, por sua vez, vão receber um valor de acordo com os padrões salariais de Nova York. Em média, são maiores do que as taxas do taxímetro.
Após o anúncio, no início do pregão, as ações da Uber subiram 6%. Mas, depois, reduziram os ganhos e subiram 1,7%, de acordo com a agência internacional de notícias Reuters. O acordo com os táxis vai levar o aplicativo a trabalhar com empresas de software de táxi Creative Mobile Technologies e Curb.
Táxis já foram integradas à frota da Uber em sete países: Espanha, Alemanha, Áustria, Turquia, Coreia do Sul, Hong Kong e Colômbia.
Curiosamente, pelo Brasil, é possível ver taxistas também adotando o aplicativo da Uber para pegar passageiros. O serviço, obviamente, não mostra como um táxi, como no caso da 99, apenas como mais um veículo comum. Ao chegar, o passageiro se depara com o modelo e placa e o carro adesivado como a modalidade de transporte.
Via: Reuters