A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ofertará 744 vagas na segunda edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) de 2023. Desse total, 352 estão destinadas à ampla concorrência e 392 são reservadas para cotas. Os dados foram publicados nesta quarta-feira (31) pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) no Termo de Adesão à segunda edição do Sisu 2023.
Há vagas em 76 cursos de graduação em todos os campi da instituição, localizados nas cidades de João Pessoa e Santa Rita (Campus I), Areia (Campus II), Bananeiras (Campus III) e Rio Tinto/Mamanguape (Campus IV).
Os cursos com o maior número de vagas nesta seleção, considerando os quatro campi, são: Administração, com 55 vagas; Agroindústria e Ecologia, ambos com 54 vagas; Química, com 35 vagas; e Direito, com 29 vagas.
Além das vagas reservadas às cotas, a UFPB dispõe também de bonificação de inclusão estadual para os candidatos que residem no Estado da Paraíba e que tenham cursado integralmente Ensino Médio em instituições de ensino regulares, públicas e/ou privadas, ou tenham obtido o certificado de Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (ENCCEJA) no Estado da Paraíba.
Os candidatos que decidirem pela bonificação estadual terão direito ao acréscimo de 10% à nota final obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, o candidato que optar pela bonificação não poderá concorrer às vagas reservadas às cotas. “Apenas os estudantes que concorrem na modalidade de ampla concorrência é que podem fazer uso da bonificação de inclusão estadual”, observa a Pró-Reitora de Graduação, professora Silvana Maciel.
Ainda de acordo com a Profa. Silvana Maciel, o edital da segunda edição do SiSU na UFPB, definindo regras, prazos e documentos a serem observados pelos candidatos, será publicado em breve.
“Não temos ainda a data exata, mas estamos atentos às publicações do Ministério da Educação porque, assim que o MEC lançar o edital geral da segunda edição do SiSU, faremos a publicação do nosso edital específico”, afirma a Pró-Reitora.
O calendário acadêmico do período 2023.2 ainda será objeto de apreciação pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPB).
portalcorreio