Unifacisa vence San Jose e está a um passo da classificação para o Final 8 da Sul-Americana

Nesse domingo (23), a Arena Unifacisa, em Campina Grande, recebeu o segundo jogo da equipe da casa pela Liga Sul-Americana de Basquete. O time da cidade, que precisava vencer para se manter vivo no torneio, derrotou o San Jose pelo placar de 85 a 72, conquistando a primeira vitória em uma competição internacional.

Com o resultado, a Unifacisa está a uma passo da classificação para a próxima fase da competição, o Final 8, que reúne 16 das melhores equipes da América do Sul em uma etapa de mata-mata. Para isso, basta vencer o time do Tigrillos de Medellín, nesta segunda-feira (24). A partida também será realizada na Arena Unifacisa, às 19h30, finalizando o Grupo D da competição.

Os destaques da Unifacisa ficaram por conta de Jimmy, cestinha da partida com 22 pontos, duas assistências e 19 de eficiência. Guilherme Hubner, com 13 pontos, seis rebotes e 16 de eficiência, seguido por Antônio e Sebastian Veja, com 12 pontos cada.

O jogo

A partida começou quente, com a Unifacisa anotando os cinco primeiros pontos do jogo com Hubner no garrafão e Vega por três pontos. A equipe de Campina Grande também chegou grande na defesa, forçando erros e recuperando rebotes, mas não conseguiu aproveitar as oportunidades de contra-ataque para abrir vantagem e permitiu que o time do Paraguai encostasse no placar e virasse a partida. No entanto, antes do fim do período, Jimmy apareceu livre e converteu do perímetro, no estouro do cronômetro, trazendo a diferença para apenas 3 pontos ao fim do primeiro quarto.

A reação da Unifacisa veio já nos primeiros segundos do segundo período, com Cauê Verzola convertendo mais uma de três pontos e empatando a partida. Jimmy seguiu com a boa atuação e foi o verdadeiro nome do primeiro tempo, o ala da Unifacisa mostrou que tem recursos atacando, defendendo e gerando oportunidades para seus companheiros pontuarem, foram 16 pontos e uma bola roubada só no primeiro tempo, que mantiveram a Unifacisa colada no marcador. Até que, no fim do período, no estouro do cronômetro, André Góes converteu do meio da quadra, empatando a partida em 43 a 43 no intervalo.

Precisando vencer, a Unifacisa veio com tudo do vestiário e fez chover bolas de três pontos, foram sete acertos em nove tentativas, três delas pelas mãos de Guilherme Hubner, para construir a primeira vantagem paraibana na partida. Além do pivô, Jimmy continuou a boa atuação e Antônio apareceu para pontuar dentro da área pintada. Os rebotes ofensivos também foram um diferencial para a equipe de Campina, foram nove recuperados que a Unifacisa usou para converter seis pontos com as novas oportunidades, abrindo uma vantagem de 11 pontos no fim do terceiro período.

Com a vantagem construída, a Unifacisa administrou as posses de bola com um ataque consciente, escolhendo bem os arremessos e gastando tempo no relógio. O time comandado por César Guidetti conquistou uma vitória inédita, a primeira em uma competição internacional, e graças à diferença de pontos, dá o primeiro passo rumo à classificação para a próxima fase.

“Hoje o time mostrou a gana e a força de vontade que nós sabemos que o time tem. Se ontem fomos um pouco ansiosos para pontuar, na partida de hoje a equipe teve a tranquilidade para conquistar a vitória. Em campeonatos curtos como é a Liga Sul-Americana é preciso entrar em todos os jogos com essa atitude, todo o elenco está de parabéns e amanhã vamos buscar mais uma vitória para selar a classificação”, comentou o técnico da Unifacisa, César Guidetti.

portalcorreio