Previous
Next
Previous
Next

Vacinação contra gripe em crianças e grávidas começa nesta quarta

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

A partir desta quarta-feira (2) começa, em todo o Brasil, a segunda etapa da campanha nacional de imunização contra a influenza.

A primeira etapa, que começou no dia 23 de abril foi destinada aos idosos, trabalhadores da saúde e indígenas. Agora, juntam-se a eles, crianças com idade entre 9 meses e 5 anos, gestantes e mulheres puérperas até 45 dias depois do parto.

As etapas foram determinadas pelo Ministério da Saúde. A expectativa é vacinar 54,4 milhões de pessoas em todo o Brasil.

As próximas etapas vão incluir outros grupos considerados mais suscetíveis às infecções respiratórias graves causadas por influenza. Entre eles, pessoas com doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade e professores. Veja no fim da página as datas que marcam o início da vacinação de cada grupo.

Em São Paulo, a meta é vacinar mais de um milhão de idosos. Pouco mais de 10% já fizeram a vacina na primeira semana de campanha.

A adesão dos profissionais da saúde foi menor. A meta é vacinar 465 mil, mas só 4,8% tomaram a dose.

Nos dois primeiros dias de campanha, 171 mil pessoas se vacinaram na capital. A meta é atingir 2,3 milhões de pessoas até 1º de junho, quando termina a campanha.

Os grupos prioritários para receber a vacina foram definidos levando-se em consideração os que possuem maior probabilidade de desenvolver quadros mais graves das doenças respiratórias.

A vacina disponível nos postos de saúde de todo o Brasil é a trivalente, que protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Para se vacinar, basta levar um documento com foto e, se possível, o cartão SUS e a carteirinha de vacinação.

A dose é contraindicada para pessoas que já tiveram alergia grave em doses anteriores ou a algum componente da vacina. Pessoas com febre alta também devem procurar orientação médica antes de se vacinar.

O dia D contra a influenza vai ser no dia 12 de maio.

 

R7