Foi divulgado o edital 2020 do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (Rimush) do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem como principal cenário de prática o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), vinculado à rede Ebserh. A residência se configura como uma pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, realizada em serviços de alta, média e baixa complexidade. São oferecidas 36 vagas, e as inscrições podem ser feitas de 10 a 17 de janeiro de 2020.
Podem concorrer profissionais de saúde com formação superior nas áreas de serviço social, enfermagem, farmácia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e odontologia. As vagas são distribuídas em três áreas de concentração de conhecimento: Ênfase I: “Atenção à saúde da criança e do adolescente” (10 vagas); Ênfase II: “Atenção à saúde do idoso” (13 vagas); e Ênfase III: “Atenção à saúde ao paciente crítico” (13 vagas).
Para efetuar a inscrição, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico www.ccs.ufpb.br/rimush, no período de 10 a 17 de janeiro de 2020 (até as 23h59). O processo seletivo consta de prova objetiva tipo múltipla escolha, com 40 questões. Serão 20 questões referentes ao tema “Políticas públicas de saúde”, comuns para todos os candidatos, e 20 questões referentes a “Conhecimentos específicos” segundo o núcleo de formação profissional.
Conforme o edital, a efetivação de matrícula dos profissionais de saúde residentes cria a expectativa do direito para receber uma remuneração mensal, a título Bolsa de Residência Multiprofissional em Saúde, a ser estipulada e financiada pelo Ministério da Saúde. Atualmente, o valor bruto da bolsa é de R$ 3.330,43. O edital na íntegra, com informações mais detalhadas sobre o processo seletivo do Rimush, pode ser conferido aqui.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Comunicação HULW