Vereador Professor Gabriel destaca importância do Centro Municipal de Hemodiálise inaugurado pela PMJP

Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (16) o Centro Municipal de Hemodiálises Doutor Geraldo Guedes Pereira, no anexo do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), em João Pessoa. O novo serviço público conquistado através da solicitação do vereador, Professor Gabriel, vai oferecer os atendimentos através de convênio com o Hospital São Vicente de Paulo e tem capacidade de atender até 2,3 mil pacientes por mês e pessoas de 208 municípios credenciados.

Presente na inauguração, o vereador usou a palavra para agradecer o atendimento ao seu pleito e destacar a importância do novo serviço de saúde. “Assim que assumi a Câmara, fiz o requerimento de número 935/2013 e encaminhei ao prefeito. Posteriormente, quando Adalberto Fulgêncio assumiu a Secretaria de Saúde, me dirige a ele e foi garantido que seria instalado esse grande equipamento. E hoje está sendo entregue esse importante serviço que vai oferecer condições melhores para o tratamento de quem precisa sentar naquela máquina. Prefeito, quero lhe agradecer por esse atendimento, mais uma obra de grande valia, não só para o povo de João Pessoa, mas para população de toda Paraíba e estados circunvizinhos”, disse o vereador.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já oferecia o atendimento aos pacientes renais crônicos através de 4 clínicas da rede privada credenciadas ao SUS e contratadas pela Prefeitura, de forma que não havia demanda reprimida. Agora com o Centro Municipal de Hemodiálise, o serviço será ampliado, oferecendo, através da regulação, mais uma opção pública de atendimento. O investimento foi de mais de R$ 4 milhões e ele será administrado pelo São Vicente de Paulo, após um processo licitatório.

“O Centro de Hemodiálise tem um padrão de extrema qualidade, o que demonstra nosso compromisso com a saúde. Estamos ampliando os serviços mesmo em tempo de crise, de retenção dos recursos por parte do Ministério da Saúde. Ou seja, através de um esforço muito grande da gestão, hoje a gente consegue entregar este equipamento e iniciar os atendimentos dentro do nosso compromisso de fazer mais pela saúde, garantir mais serviços de qualidade, que assegurem mais qualidade de vida aos pacientes”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Procedimento – A hemodiálise é um processo através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, auxilia o processo que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos, controlando também a pressão arterial e ajudando o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

Portal do Litoral Sul