Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Vereador Professor Gabriel destaca importância do Centro Municipal de Hemodiálise inaugurado pela PMJP

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (16) o Centro Municipal de Hemodiálises Doutor Geraldo Guedes Pereira, no anexo do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), em João Pessoa. O novo serviço público conquistado através da solicitação do vereador, Professor Gabriel, vai oferecer os atendimentos através de convênio com o Hospital São Vicente de Paulo e tem capacidade de atender até 2,3 mil pacientes por mês e pessoas de 208 municípios credenciados.

Presente na inauguração, o vereador usou a palavra para agradecer o atendimento ao seu pleito e destacar a importância do novo serviço de saúde. “Assim que assumi a Câmara, fiz o requerimento de número 935/2013 e encaminhei ao prefeito. Posteriormente, quando Adalberto Fulgêncio assumiu a Secretaria de Saúde, me dirige a ele e foi garantido que seria instalado esse grande equipamento. E hoje está sendo entregue esse importante serviço que vai oferecer condições melhores para o tratamento de quem precisa sentar naquela máquina. Prefeito, quero lhe agradecer por esse atendimento, mais uma obra de grande valia, não só para o povo de João Pessoa, mas para população de toda Paraíba e estados circunvizinhos”, disse o vereador.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já oferecia o atendimento aos pacientes renais crônicos através de 4 clínicas da rede privada credenciadas ao SUS e contratadas pela Prefeitura, de forma que não havia demanda reprimida. Agora com o Centro Municipal de Hemodiálise, o serviço será ampliado, oferecendo, através da regulação, mais uma opção pública de atendimento. O investimento foi de mais de R$ 4 milhões e ele será administrado pelo São Vicente de Paulo, após um processo licitatório.

“O Centro de Hemodiálise tem um padrão de extrema qualidade, o que demonstra nosso compromisso com a saúde. Estamos ampliando os serviços mesmo em tempo de crise, de retenção dos recursos por parte do Ministério da Saúde. Ou seja, através de um esforço muito grande da gestão, hoje a gente consegue entregar este equipamento e iniciar os atendimentos dentro do nosso compromisso de fazer mais pela saúde, garantir mais serviços de qualidade, que assegurem mais qualidade de vida aos pacientes”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Procedimento – A hemodiálise é um processo através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, auxilia o processo que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos, controlando também a pressão arterial e ajudando o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

Portal do Litoral Sul