Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Vigilância Sanitária alerta sobre alimentação adequada em festas de rua

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O mês de agosto é marcado pela tradicional Festa das Neves, que leva inúmeros paraibanos ao Centro da Capital para aproveitar os parques, shows e comidas. Mas quando o assunto é alimentação, é preciso estar atento ao que está sendo ofertado, principalmente em festas de rua. Aproveitando o clima da festividade, a Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) alerta a população sobre o consumo de alimentos nessas ocasiões.

A má conservação de alimentos favorece a proliferação de bactérias e fungos que podem contaminar e causar prejuízos ao consumidor. A ingestão de alimentos embalados, manipulados ou preparados de forma inadequada pode causar infecções alimentares e outros danos à saúde.
A gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa, Eliane Navarro, ressalta que, mesmo com as ações de orientação e fiscalização da GVS, é preciso que o consumidor esteja atento ao produto que irá consumir e as condições do local onde está sendo ofertado o alimento. “Por mais que façamos as fiscalizações, alguns comerciantes, principalmente em festas de ruas, acabam desrespeitando as orientações, o que só prejudica o consumidor”, explica.

 

“É preciso observar se o local onde os ambulantes estão instalados está em boas condições de higiene; observar também a higiene do manipulador de alimentos, se ele está usando bata, gorro ou touca e se os produtos expostos à venda estão protegidos contra insetos e poeira, entre outros detalhes como a refrigeração de determinados alimentos e o uso de estufa em temperatura correta para os alimentos”, orienta Eliane Navarro.

 

Atendimento – Em caso de infecção por algum alimento contaminado, o usuário pode ser atendido em uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de João Pessoa, que atendem casos de urgência e emergência 24h por dia, todos os dias da semana. As unidades ficam localizadas nos bairros de Manaíra (UPA Oceania), Valentina Figueiredo (UPA Célio Pires de Sá) e Cruz das Armas (UPA Augusto Almeida Filho).

 

Vigilância – A Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) é responsável por ações que eliminam, diminuam ou previnam riscos à saúde e que intervenham em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
Essas ações garantem que os produtos, assim como serviços prestados, tenham um nível de qualidade que elimine ou minimize a possibilidade de ocorrência de efeitos nocivos à saúde, provocados pelo consumo de bens e da prestação de serviços impróprios.

 

Contato – No caso do cliente perceber algum tipo de irregularidade em algum estabelecimento, pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária através do Disque Denúncia pelo telefone 0800-281-4020 ou 3214-7922.

 

 

Secom-JP