Volvo aposta que esse pode ser seu primeiro carro elétrico

Na semana passada, a Volvo anunciou o EX30, seu menor e mais barato SUV elétrico, que poderá ser equipado com um ou dois motores. Em apresentação para investidores, executivos da empresa disseram que têm a expectativa que o EV seja o modelo mais acessível e o mais vendido.

  • Com o lançamento do Volvo EX30, que custará a partir de US$ 36,4 mil (R$ 175,1 mil), o modelo XC40 (movido a gasolina), que custa a partir de US$$ 37,6 mil (R$ 180,8 mil), perde seu título de veículo mais barato;
  • No Brasil, o novo SUV elétrico da Volvo deve custar inicialmente entre R$ 230 mil e R$ 250 mil.
  • Os executivos disseram que ao lançar o EV nos Estados Unidos e China, a expectativa é alcançar margem de lucro bruta de 15% a 20%;
  • “Faremos melhores margens com este carro do que com o XC40 BEV e o C40. Não estamos fazendo isso apenas por diversão”, disse Björn Annwall, diretor comercial da Volvo, no evento de lançamento do EX30 em Milão.

Alguns aspectos que permitem que o Volvo EX30 seja lançado com preço menor em relação aos seus concorrentes. Entre eles, sua plataforma Sustainable Experience Archtecture (SEA), que tem o maior percentual de materiais sustentáveis da empresa.

Volvo EX30
Imagem: Divulgação/Volvo

Outro fator que reduzirá o preço do EV são os princípios criativos de design e engenharia. Conforme explicou o chefe comercial da Volvo, Francesco Speciale, o EX30 focará em “centralização”:

Nós centralizamos muitos elementos que normalmente aumentariam o custo em carro de segmento superior. Você pode obter um carro totalmente elétrico pelo mesmo preço de um com motor de combustão interna no mesmo segmento.

Francesco Speciale, chefe comercial da Volvo

Com informações de InsideEVs

Volvo EX30 é o menor SUV elétrico da marca, tem 5G e acelera como Ferrari

  • O Volvo EX30 foi finalmente lançado e é o menor SUV elétrico da marca, que passou a vender apenas carros eletrificados;
  • Mesmo compacto, ele pode ser equipado com até dois motores, alcança 422 cv de potência e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos;
  • A bateria pode ser configurada para até 480 km de autonomia e bastam 25 minutos no carregador rápido de 134 kW para recompor 80% da energia;
  • O Android vem instalado no carro, então, o usuário não precisa espelhar o celular para ver o Waze, e isso vale até para a internet, que vem de chip inserido no veículo;

olhardigital