O Google anunciou o lançamento de um recurso para personalizar a aparência das rotas no Waze. Chamada de “Customize Your Drive” (“Customize sua direção”, em tradução livre), a nova função permite que os usuários escolham os visuais do aplicativo, tornando a experiência mais divertida e imersiva. A função será lançada gradativamente.
Mudanças no visual
- O novo recurso permite que o usuário escolha voz, cores, visual e os “moods” do programa.
- As opções são oferecidas em pacotes de temas gratuitos.
- Para além de alterar cores e estilos das rotas, entre as funcionalidades, o “Customize Your Drive” pode, por exemplo, manter crianças entretidas no carro com vozes temáticas e efeitos sonoros, ou criar um clima agradável para o motorista ir trabalhar ou enfrentar o trânsito.
- Nos Estados Unidos, já são 12 pacotes de conteúdo. Alguns oferecem vozes de cantores como Christina Aguilera e Boy George. Também há estilos originais e temáticos do Waze, como zumbis e “cães e gatos”.
- O recurso poderá ser encontrado no menu de configurações do Waze.
Futuro do recurso
Entre os temas disponíveis para escolha, o Waze está trabalhando o “Pacote Zodíaco”, que permite selecionar o signo do usuário.
O lançamento no mundo inteiro será gradativo, conforme anunciou a plataforma de GPS. A empresa também afirmou que outros mercados receberão a função no futuro; os usuários dos Estados Unidos serão os primeiros.
Waze no Brasil
Ainda não há detalhes de quando a ferramenta será disponibilizada no Waze do Brasil. Por aqui, é possível que as opções personalizáveis contem com interações de celebridades nacionais, como Gil do Vigor e Ivete Sangalo — a cantora já foi a voz do aplicativo durante o Carnaval.
Em solo brasileiro, o programa de GPS tem firmado outros acordos. Em março, o Waze anunciou uma parceria com o governo do Estado de São Paulo para emitir alertas de alagamento e permitir que os motoristas tracem rotas que evitem os pontos.
A empresa, propriedade do Google, também comunicou que, nas próximas semanas, pretende lançar uma função de localização de pontos de carregador de veículos elétricos.
Imagem: Reprodução/Google