WhatsApp pode passar a perguntar se você quer entrar nos grupos

O WhatsApp está testando uma função que vai permitir controlar quem pode adicionar o seu número de celular a grupos. O novo recurso deve chegar em breve para Android e iOS, trazendo opções como as já existentes na visualização de informações como visto por último, foto do perfil e recado.

De acordo com o WABetaInfo, a versão 2.19.289 do WhatsApp Beta Android liberou este recurso a um número restrito de pessoas, permitindo definir quem pode te adicionar. Na primeira alternativa (Todos), o usuário dá a permissão para que qualquer um o coloque nos grupos do app.

Já na segunda (Meus contatos), você permite apenas as pessoas registradas em sua agenda, enquanto na terceira (Meus contatos exceto) a permissão também é dada para os seus contatos, mas com restrição — é possível impedir alguns deles, colocando-os em uma lista de bloqueados.

Esta é a segunda vez que o recurso aparece em testes na versão beta. Na primeira, em abril, a informação era de que a novidade estaria disponível para todos os usuários do WhatsApp em poucas semanas, o que não aconteceu. Em relação a ela, a nova funcionalidade perdeu uma opção de configuração de privacidade (Ninguém) mais antissocial. Ao ser acionada, você não poderia mais ser colocado em nenhum grupo, por qualquer pessoa.

Mesmo sem oferecer a opção “Ninguém”, a nova funcionalidade ainda permite ao usuário escolher não ser adicionado por ninguém, usando um truque simples, uma boa notícia para quem odeia ser incluído em grupos sem o seu consentimento. Basta selecionar a alternativa “Meus contatos exceto” e marcar todos os números de telefone registrados na agenda.

Conforme o WABetaInfo, o usuário receberá uma notificação do aplicativo todas as vezes em que alguém da lista de bloqueados tentar lhe adicionar a algum grupo. Ele terá um prazo de até 72 horas para definir se deseja ingressar ou não naquela comunidade.

clickpb