WhatsApp: saiba como suas ferramentas podem te ajudar

celular já faz parte do nosso cotidiano há um bom tempo e é quase impossível viver sem ele. Entretanto, apesar de muitas vezes este fato ser visto como algo negativo, ele proporciona inúmeras facilidades para a sociedade e para o dia a dia. Absolutamente tudo pode ser feito pelo aparelho e, nesse sentido, o WhatsApp domina este cenário, e vem ganhando mais espaço e funções.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Mobile Time, ele está presente em 99% dos smartphones brasileiros, e 95% afirmaram abri-lo todos os dias. Além do mais, a rede social lidera a lista de downloads no país com 85%, seguido pelo Instagram, com 76%, Facebook Messenger, 65%, e fechando com o Netflix que possui 60%. O alto nível de confiança nas plataformas chega a 80%, ocupando a 4ª posição mundial.

Não podemos negar que o Brasil caminha rumo à digitalização. A pandemia foi um fator fundamental para acelerar o processo, seja para manter contato com amigos e familiares ou para a parte empresarial e acadêmica, conhecido pelo famoso home office.

Como o WhatsApp surgiu?

Há cerca de uma década, o aplicativo surgiu como uma espécie de bate-papo, revolucionando o mercado por ser muito mais prático na comparação com a troca de mensagens por SMS. Assim, rapidamente conquistou o público, carente pela falta do MSN em seus telefones. Hoje, ele oferece diversas funcionalidades e serviços dentro da ferramenta e, assim, o usuário não precisa sair do sistema para realizar algumas tarefas rotineiras.

Atualmente, é possível efetuar pagamentos, comprar produtos, solicitar entregas, pedir um transporte ou delivery, realizar chamadas de voz ou vídeo, enviar arquivos e documentos, entre outras coisas. Com o passar do tempo, o “Whats” ganhou importância e se tornou indispensável na vida da população. No sentido profissional, é um grande aliado para as empresas e elas passaram a utilizar dessas vantagens.

WhatsApp

De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, 80% dos brasileiros utilizam o “Zap” para se comunicar com as marcas. As principais finalidades são: a busca por informações, segundo 82% dos entrevistados, suporte técnico para 68%, e a compra de produtos e serviços para os outros 57%. O percentual é maior entre as pessoas das classes A e B, em 85%.

Em outro levantamento, feito pela Loja Integrada, 75% dos pequenos e médios empresários precisam do aplicativo de mensagens como canal direto de vendas com seus clientes. Além disso, quase 68% dos lojistas afirmam usá-lo como principal ferramenta de atendimento, seguido pelo Instagram com 15% e polo e-mail, 5,6%. Para isso, a API WhatsApp Business da Total IP é essencial, pois por meio dessas ferramentas é possível ter respostas automáticas que são programadas, além da possibilidade de realizar uma triagem da necessidade do consumidor antes de passar para um atendente, se necessário.

Vantagens desta solução

  • Agilidade: o cliente recebe uma resposta imediatamente, seguindo o suporte com respostas em tempo real, sem deixá-lo esperando.
  • Disponibilidade de horário: funciona 24 horas, todos os dias da semana. Ou seja, não existe um horário comercial.
  • Volume de atendimento: ele é capaz de lidar com um alto volume de solicitações, evitando filas de espera.
  • Resolução de demandas mais simples sem precisar de um atendente: muitas solicitações podem ser resolvidas dispensando a intervenção humana. Isso garante redução nos custos.

Nova função que ajudará os comércios

O WhatsApp está introduzindo, aos poucos, o recurso de diretórios. Agora, os membros poderão buscar produtos e serviços, sendo um avanço da empresa no segmento de e-commerce. O teste dessa função começou recentemente no Brasil, na cidade de São Paulo. Outra novidade para chegar é o Business Search, ou seja, a capacidade de encontrar companhias maiores dentro do aplicativo.

O recurso permitirá a navegação por categorias, como bancos, alimentos, bebidas e viagens, bem como pelos nomes dos usuários. A alternativa visa ajudar os indivíduos a não perder tempo procurando números de telefone de empreendimentos em seus sites e digitando ou até mesmo salvando esses detalhes em seus contatos na agenda.

WhatsApp
Imagem: Crédito editorial: Antonio Salaverry / Shutterstock.com

As novas utilidades reforçam as tentativas de transformar o aplicativo em um mecanismo de comércio, para gerar receita com o serviço gratuito. A entidade divulgou os resultados trimestrais de outubro de 2022, e o negócio de anúncios cresceu 80% e estava a caminho de gerar US$ 1,5 bilhão em faturamento anual. A plataforma já conta com mais de 120 milhões de inscritos no Brasil e enxerga o país como um trunfo para reverter os baixos índices financeiros apresentados recentemente.

A mais recente novidade é um possível recurso que transformará textos em imagens, entenda mais aqui!

WhatsApp também marca presença na Copa do Mundo

Na Copa do Mundo, os grupos de conversa não pararam de comentar sobre as partidas, os jogadores, memes, tudo virou alvo de conversa. Contudo, na seleção brasileira, o programa não serviu apenas para o lazer, ele foi utilizado para o trabalho e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para se aproximar da população jovem.

A cada convocação um novo grupo é criado, e o objetivo principal é encaminhar informações logísticas e programações com todos. No entanto, sempre há espaço para brincadeiras ou memes, inclusive, isso foi tema de entrevistas coletivas durante o torneio e confirmado por jogadores como Fabinho e Raphinha.

Fora de campo, a CBF fechou uma parceria com a Meta, empresa dona do WhatsApp, Instagram e Facebook. O valor do contrato é de R$ 10 milhões, desde então já há uma primeira iniciativa desse trabalho em vigor. Os torcedores puderam interagir com o mascote Canarinho no WhatsApp por meio de um número próprio. Um chatbot do personagem respondia às interações recebidas, enviava figurinhas personalizadas e até horários dos compromissos do time.

Logo, explorar o WhatsApp é uma tendência mundial, nos mais variados segmentos. As principais instituições estão utilizando e aproveitando ao máximo as possibilidades oferecidas pelo aplicativo, seja para se comunicar com seus colaboradores ou consumidores. Afinal, todas têm o objetivo de engajar o staff e vender seus produtos ou serviços.

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