O X anunciou uma mudança significativa na plataforma, e bem curiosa, considerando o Dia dos Namorados comemorado no Brasil nesta quarta-feira (12). De acordo com Elon Musk, chefe da rede social, as curtidas agora serão privadas para as pessoas poderem “curtir as postagens sem serem atacadas”. A mudança, claro, tem como maior foco temas políticos.
- A capacidade de ocultar a guia de curtidas foi lançada ano passado apenas para assinantes Premium;
- Isso significa que usuários não poderão mais ver quem gostou da postagem de outra pessoa, ajudando a diminuir conflitos — desde políticos até atividades consideradas questionáveis por usuários (perfis importantes foram criticados recentemente por curtir posts com conteúdo erótico);
- Os usuários poderão ver quem gostou de seus próprios tweets. A contagem de curtidas e outras métricas para suas postagens também permanecem;
- O X anunciou que a possibilidade de ocultar curtidas será lançada para todos ainda esta semana.
“Esta semana tornaremos as curtidas privadas para todos, para proteger melhor sua privacidade. Você não verá mais quem gostou da postagem de outra pessoa.“
A mudança é uma surpresa, visto que o recurso era exclusivo para assinantes premium como uma forma de impulsionar a adesão à opção.
Vale pontuar que a nova configuração de privacidade vem sendo implementada desde o mês passado, com foco em perfis de personalidades públicas. A decisão de expandir o uso da ferramenta veio após a descoberta de um sinalizador no aplicativo iOS que removia a guia Curtidas em todos os perfis de usuário.
Olhar Digital