O YouTube começou a testar um recurso parecido às “Notas da Comunidade” do X (antigo Twitter) nesta semana. A plataforma do Google convidou usuários para sugerirem notas que contextualizem vídeos postados por outras pessoas. A funcionalidade ainda não tem nome oficial.
YouTube testa recurso semelhante às ‘Notas da Comunidade’ do X
- O YouTube iniciou testes de um novo recurso, ainda sem nome oficial, que permite aos usuários sugerirem notas para contextualizar vídeos. A ideia, similar às “Notas da Comunidade” do X (antigo Twitter), é ajudar a esclarecer e verificar fatos em vídeos postados na plataforma do Google;
- No X, as “Notas da Comunidade” são usadas para verificar e contextualizar postagens potencialmente desinformativas. Se uma nota for considerada útil por um amplo consenso de usuários, ela é exibida abaixo da postagem original;
- A proposta do YouTube é similar, incluindo notas que esclareçam quando uma música é uma paródia, apontem novas versões de produtos, ou indiquem imagens antigas usadas incorretamente como eventos atuais, por exemplo;
- Assim como o X, o YouTube utilizará um “algoritmo baseado em pontes” para selecionar quais notas serão publicadas. Esse mecanismo prioriza aquelas que atraem um espectro amplo de pontos de vista. O uso deste sistema visa garantir que as notas não sejam dominadas por algum viés político (mas o mecanismo pode ser manipulado).
As “Notas da Comunidade” do X permitem que usuários verifiquem fatos e contextualizem postagens com potencial desinformativo. É uma das poucas ideias que sobreviveram ao facão de Elon Musk após o bilionário comprar a rede social, em 2022.
Como ‘Notas da Comunidade’ funcionam no X – e podem funcionar no YouTube
No X, se houver amplo acordo de que a nota é útil, ela aparecerá abaixo da postagem em questão para todos os usuários do X verem. O recurso levou à desmistificação pública de postagens de usuários que vão desde golpistas de criptomoedas até o próprio Musk.
Aparentemente, a ideia do YouTube é seguir a mesma linha. Entre os exemplos dados pela plataforma em seu blog, estão “notas que esclarecem quando uma música é destinada a ser uma paródia, apontam quando uma nova versão de um produto sendo revisado está disponível ou informam aos espectadores quando imagens antigas são erroneamente retratadas como um evento atual”.
Assim como o X, o YouTube usará um tipo de sistema de classificação conhecido como “algoritmo baseado em pontes” para decidir quais notas propostas merecem ser publicadas. Esses sistemas são projetados para priorizar ideias que atraem um espectro amplo de posicionamentos.
Na prática, significa que uma nota ou verificação de fato deve obter aprovação de usuários que anteriormente discordaram entre si para aparecer na plataforma. No caso das “Notas da Comunidade”, o mecanismo evitou que elas fossem dominadas pela direita ou pela esquerda, por exemplo. Mas ainda existem maneiras de manipulá-lo.
Olhar Digital