João Pessoa apresentou queda no índice de isolamento social por dois dias consecutivos. Na terça-feira (2), a taxa verificada foi de 44,4%. Já nessa quarta-feira (3), esse número caiu para 42,9%, mesmo com barreiras sanitárias já instaladas na cidade, além de todas as iniciativas de conscientização já direcionadas à população.
Com isso, a Capital se afasta dos 70% recomendados pela Organização Mundial de Saúde para um controle seguro da pandemia da Covid-19. O Bairro das Indústrias, por outro lado, deixou de aparecer na parte inferior do ranking, apresentando o terceiro maior isolamento, com 56,5%.
Os números têm sido aferidos pela Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) como forma de embasar ações de prevenção à doença na Capital. Na terça-feira, os piores números foram registrados no Distrito Industrial (25,6%), Tambiá (34,8%) e Costa e Silva (35%). Os melhores resultados estão no Cabo Branco (56,8%), Penha (56,8%) e Bairro das Indústrias (56,5%). A Prefeitura Municipal de João Pessoa não informou os percentuais detalhados da quarta-feira.
Os índices nacional e estadual também apresentam quedas consecutivas e seguem inferiores ao da Capital. O estado da Paraíba apresentou isolamento de 43,5% e 42,6% na terça e na quarta, respectivamente. Já em todo o Brasil foi verificado um índice de 40,5% na terça e de 39,5% na quarta.
Portal Correio