A Paraíba vai ganhar o Parque Eólico Chafariz, na cidade de Santa Luzia, na região de Patos, no Sertão da Paraíba. O equipamento vai ser inaugurado no próximo dia 22 de março, com presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
A infraestrutura do complexo híbrido de energia eólica e solar é de responsabilidade da empresa Neoenergia. O espaço é composto por 15 parques com 136 aerogeradores e com capacidade instalada de 471 megawatts (MW).
O investimento para a implantação do complexo foi de R$ 3 bilhões e tem como objetivo contribuir para a segurança do setor elétrico e do sistema energético de transmissão nacional.
A infraestrutura de conexão da usina fotovoltaica Luzia será compartilhada com o Complexo Eólico Chafariz, com 15 parques que somam capacidade instalada de 471,2 MW e entraram em operação em 2022.
A Neoenergia informou também que está construindo na região linhas de transmissão adquiridas no lote 6 do leilão 002/2017 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O novo parque solar está localizado a aproximadamente 11 quilômetros da subestação Santa Luzia II, que integra o projeto.
Além dos parques solar e eólicos na Paraíba, a Neoenergia iniciou em outubro do ano passado, com antecipação de três meses, a construção do Complexo Eólico Oitis.
Serão 12 parques entre a Bahia e o Piauí, totalizando 566,5 MW. No projeto, 96% da energia será comercializada no Ambiente de Contratação Livre, seguindo o novo modelo de negócios da companhia.