O Google Fotos, aplicativo que armazena mídia de usuários de Android, iOS e PC, recebeu uma nova atualização nesta segunda-feira (18). A partir de agora o app permite uma visualização de prints, documentos, anotações e afins em pastas separadas. A nova função do aplicativo faz essa separação automaticamente com uso de inteligência artificial. É possível desativá-la, se desejado.
O recurso foi anunciado em novembro de 2023. No entanto, chegou somente hoje e já foi aplicado aos smartphones com atualização automática dos apps. Para acessar a nova visualização basta clicar na aba “pesquisa” no canto inferior direito. Depois disso é só achar a aba “documentos”. Se o usuário desejar ver todas as pastas basta clicar em “ver tudo”.
Veja como ficou a disposição do novo recurso do Google Fotos na imagem abaixo, com a pasta de “prints”, de “anotações” e de “documentos de identificação”.
A nova atualização chega com o objetivo de ajudar usuários a encontrar comprovantes de pagamento, documentos de identificação, prints e até mesmo anotações, de forma mais rápida. Tudo isso agora aparece na aba “documentos”. Ao todo são nove categorias: Anotações; Capturas de tela; Documentos de identificação; Formas de pagamento; Informações sobre eventos; Livros e revistas; Receitas e cardápios; Recibos e Redes sociais.
Como desativar a nova função do Google Fotos
Para desativar a função, basta seguir os passos:
- Abrir a tela de documentos;
- Acessar a categoria desejada;
- Ative a opção “Arquivar após 30 dias”.
Se não quiser visualizar mais nenhuma categoria basta fazer o mesmo processo em todas. Esse recurso, vale lembrar, está disponível para smartphones das versões 6.74 do Android, e 6.107.3 do iOS. Se ainda não apareceu, veja se seu celular é compatível e se o aplicativo está atualizado.
Olhar Digital