O X anunciou na segunda-feira (8) a expansão do uso de chaves de acesso (passkeys) para se conectar na rede social no iPhone em todo o mundo. Isso significa que agora mais pessoas terão a opção de usar a alternativa de login, que facilita a entrada na conta por meio do Face ID, Touch ID ou senha numérica (a mesma usada no aparelho).
O que você precisa saber:
- A conta X Safety confirmou o lançamento global das chaves de acesso para usuários iOS;
- As chaves de acesso são consideradas mais seguras do que as senhas, porque não são vulneráveis a esquemas de phishing ou engenharia social e são resistentes ao roubo de login;
- Em suma, o usuário precisa confirmar se é ele quem está acessando sua conta por meio de credenciais biométricas ou senha do dispositivo;
- A opção foi lançada em janeiro nos EUA;
- Não há previsão para lançamento no Android.
Como habilitar chaves de acesso no X?
Para habilitar chaves de acesso no X, os usuários precisarão iniciar seu aplicativo iOS e:
- Clicar na aba do seu perfil;
- Ir para “Configurações e privacidade”;
- Depois selecionar “Segurança e acesso à conta”;
- Clicar em “Segurança”;
- Depois ativar a “Proteção de senha adicional” — será necessário adicionar a sua senha para ativar as chaves de acesso.
As chamadas passkeys geram duas chaves criptográficas: uma armazenada no X e outra no dispositivo do usuário. Elas substituem as senhas tradicionais, permitindo o acesso a serviços online por meio dos métodos de autenticação do dispositivo (Face ID ou Touch ID, no caso, além da senha numérica usada no próprio celular, se necessário).
Se as passkeys são armazenadas no seu dispositivo, o que acontece se ele for quebrado ou perdido? Como as chaves de acesso funcionam em vários dispositivos, você pode ter um backup disponível. Muitos serviços que suportam a opção autenticarão de novo para o seu número de telefone ou endereço de e-mail ou para uma chave de segurança de hardware, se você tiver uma.