Professores da UFPB encerram greve e definem data para o retorno das aulas

Os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovaram, durante uma assembleia geral nesta quinta-feira (27) o encerramento da greve que já durava mais de 70 dias. Com isso, as atividades serão retomadas na próxima segunda-feira (1º).

Foram realizadas três assembleias em Areia, Bananeiras e João Pessoa. Ao todo, 149 docentes votaram pelo fim da greve e foram registradas duas abstenções.

Acordo

Os representantes do sindicato dos professores e do governo federal irão se reunir nesta quinta,l no Ministério de Gestão e Inovação (MGI), em Brasília, às 17h, para assinar o acordo de fim da greve dos docentes de universidades e institutos federais.

O acordo proposto pelo Governo inclui um reajuste salarial escalonado para os anos de 2025 e 2026, com aumentos de 9% e 3,5%, respectivamente. Além disso, a UFPB está destinada a receber um montante de R$ 14 milhões em investimentos, como parte do pacote de R$ 5,5 bilhões anunciado pelo Governo Federal em 10 de junho, destinado a universidades, hospitais universitários e institutos federais.

Antes do comunicado unificado oficial, diversas universidades estavam retomando as aulas de forma independente.

Portal Correio