A Secretaria Estadual de Saúde promove, neste sábado (10), o Dia D de Divulgação e Mobilização Nacional da campanha de vacinação contra a Influenza. A abertura oficial será feita às 8h, em Cabedelo, na Avenida Mar das Antilhas, ao lado da Unidade de Saúde da Família Intermares, próximo à Praça Durval Portela de Andrade.
A ação tem como objetivo reforçar a vacinação contra a Influenza e ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, sobretudo crianças a partir de 6 meses, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Também será realizada a Multivacinação voltada à atualização da caderneta de vacinação de todo o público, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos. Em todo o estado, 751 pontos de vacinação estarão funcionando, com oferta das vacinas recomendadas.
Doses aplicadas
A estratégia estadual segue até o dia 30 de maio. Até o momento, foram aplicadas 271.790 doses, sendo 198.624 destinadas a grupos prioritários, o que corresponde a 18,88% de cobertura vacinal. A meta da campanha é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, estimado em 1.052.071 pessoas, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos. Para os demais grupos (como puérperas, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, quilombolas, caminhoneiros e pessoas com comorbidades), é avaliado apenas doses aplicadas.
Vírus em circulação
De acordo com o boletim, os vírus com maior circulação no estado são Influenza A, SARS-CoV-2 (Covid-19) e Rinovírus, especialmente nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita e Cajazeiras. Até a Semana Epidemiológica 18, encerrada em 3 de maio, foram registradas 1.266 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), das quais 306 foram confirmadas por RT-PCR, exame de biologia molecular que detecta o agente viral por meio de amostras respiratórias.
Entre os casos confirmados, 154 foram por Covid-19, 71 por Rinovírus e 44 por Influenza A. O boletim também registra 45 óbitos por Covid-19 e 17 por outros vírus respiratórios, incluindo dois por Influenza A, ocorridos em João Pessoa e Campina Grande. As faixas etárias mais atingidas são crianças menores de 5 anos e idosos acima de 60.
A SES-PB recomenda que pais, responsáveis e demais integrantes dos grupos prioritários procurem o ponto de vacinação mais próximo neste sábado (10), levando um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.
Portal Correio