Meta planeja levar IA ‘estilo TikTok’ ao Facebook

A Meta tem usado inteligência artificial (IA) para reformular o algoritmo de recomendação de vídeos no Reels, concorrente do TikTok. E agora mira aplicar o novo “motor” nos Grupos e Feed principal do Facebook, revelou o diretor da rede social, Tom Alison, na quarta-feira (06).

Para quem tem pressa:

  • A Meta usou inteligência artificial (IA) para reformular o algoritmo de recomendação de vídeos no Reels. E agora visa expandir essa tecnologia para Grupos e o Feed principal do Facebook, conforme anunciado por Tom Alison, diretor da rede social;
  • O objetivo da iniciativa é competir mais efetivamente com o TikTok, cujo algoritmo de recomendação está entre as principais razões para seu sucesso. Testes no Reels do algoritmo reformulado com IA mostraram aumento de 8% a 10% no tempo de visualização;
  • Com o sucesso observado no Reels, a Meta planeja unificar seus diferentes motores de recomendação sob um único modelo de IA. A ideia é melhorar a relevância e o engajamento das recomendações no ecossistema de vídeos da big tech;
  • Alinhada com a estratégia de incorporar IA em todos os seus produtos, a Meta tem investido bilhões de dólares e adquirido centenas de milhares de GPUs da Nvidia. A empresa de Zuckerberg parece comprometida em liderar a aplicação de IA no setor de redes sociais.

A ideia é usar o novo algoritmo em todos os espaços do Facebook com recomendação de vídeos. Segundo Alison, este é o “roteiro tecnológico” até 2026. O chefe do Facebook falou sobre o assunto numa conferência de tecnologia da Morgan Stanley em São Francisco, nos Estados Unidos.

A Meta fez da competição com o TikTok sua prioridade máxima desde que a rede social de vídeos curtos explodiu de popularidade nos EUA. Um dos segredos mais valiosos do aplicativo chinês é seu sistema de recomendação que parece saber exatamente o que manterá os usuários engajados.

Quando o Facebook testou o novo motor de recomendação alimentado por IA com o Reels, o tempo de visualização aumentou cerca de 8% a 10%, disse Alison. “Isso nos mostrou que essa nova arquitetura de modelo está aprendendo com os dados muito mais eficientemente do que a geração anterior. Foi sinal de que estamos no caminho certo.”

Até então, o Facebook usava diferentes motores de recomendação de vídeo para Reels, Grupos e o feed do Facebook. Mas, após ver o sucesso com o Reels, a empresa planeja usar o mesmo motor alimentado por IA em todos esses produtos.

”Em vez de apenas alimentar o Reels, estamos trabalhando num projeto para alimentar todo o nosso ecossistema de vídeo com esse único modelo, e então podemos adicionar nosso produto de recomendação de Feed para também ser servido por esse modelo. Se acertarmos isso, não só as recomendações serão mais envolventes e mais relevantes, mas achamos que a capacidade de resposta delas pode melhorar também.”

Tom Alisson, diretor do Facebook

A mudança faz parte da estratégia da Meta de infundir IA em todos os seus produtos após a tecnologia explodir com o lançamento do ChatGPT da OpenAI no final de 2022. A empresa tem investido bilhões de dólares para comprar centenas de milhares de GPUs da Nvidia, usadas para treinar e alimentar modelos de IA. É o que disse o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, num vídeo no começo de 2024.

Olhar Digital