Novo Google? TikTok conquista a geração Z como ferramenta de busca

TikTok é o novo Google. Pelo menos, para a geração Z – pessoas nascidas entre 1995 e 2010. É o que apontam estudos de big techs dos Estados Unidos. Um estudo interno do Google apontou, em 2022, que 40% dos jovens usavam a rede social chinesa como ferramenta de busca. Agora, numa pesquisa da Adobe, o número subiu para 64%.

Para quem tem pressa:

  • Pesquisas recentes indicam que a geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010) tem utilizado o TikTok como principal ferramenta de busca. Um estudo da Adobe apontou que 64% dos jovens preferem a rede social chinesa ao Google para encontrar informações;
  • Enquanto o Google mantém sua liderança em mecanismos de busca, a preferência pelo TikTok destaca uma mudança nos hábitos de consumo de informação entre os jovens, atribuída ao algoritmo eficiente e ao formato de vídeos curtos da plataforma chinesa;
  • A popularidade do TikTok como ferramenta de busca diminui com a idade. Isso levou o Google a adaptar seu mecanismo de busca, incorporando inteligência artificial (IA) generativa para competir com o apelo visual e rápido do TikTok;
  • A busca no TikTok, apesar de sua conveniência e popularidade, também enfrenta desafios como a limitação de informações detalhadas e o risco aumentado de disseminação de informações falsas. Isso exige que os usuários aprimorem seu senso crítico ao utilizar a plataforma.

De um lado, o Google segue no topo dos mecanismos de busca mais usados. De outro, as pesquisas realizadas pelas big techs em questão mostram uma mudança de hábitos entre os jovens na hora de buscar e consumir informações na internet – em parte, graças ao algoritmo e formato de vídeos curtos do TikTok.

A preferência pelo TikTok diminui com o avanço da idade nas gerações. A rede social oferece uma abordagem mais direta e menos demorada para encontrar informações, em contraste com as buscas tradicionais do Google, que podem entregar principalmente “textões”.

Em resposta ao sucesso do TikTok, o Google desenvolve mudanças em seu mecanismo de busca, incorporando inteligência artificial (IA) generativa à plataforma – já em testes no Brasil. Aliás, isso pode mudar tudo para a big tech.

Porém, buscar informações no TikTok também apresenta desafios, como um acervo de informações mais limitado e maior risco de encontrar informações falsas, devido ao volume massivo de conteúdo publicado diariamente.

Assim, a crescente popularidade do TikTok para buscas reflete a necessidade de os usuários desenvolverem um senso crítico mais apurado ao filtrar e avaliar as informações encontradas na plataforma.

Olhar Digital