Varejo da Paraíba tem o maior crescimento do país em fevereiro, revela IBGE

As vendas do varejo paraibano registraram o maior crescimento do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nessa quinta-feira (11), o estado teve alta de 19,6%, no mês de abril sobre março deste ano.

Os três Estados com maiores altas foram Paraíba (19,6%), Amapá (17,9%), Mato Grosso (17,15), enquanto o País apresentou alta de 8,2%.

De acordo com a pesquisa, nos outros indicadores do comércio a Paraíba liderou ou teve variações expressivas com destaque nacional. No comparativo de fevereiro sobre janeiro, o crescimento do varejo paraibano atingiu 5,7%, maior taxa do País, que teve alta de 1%. O resultado do setor no País atingiu o maior patamar da série histórica, iniciada em janeiro de 2000, superando o recorde anterior, de outubro de 2020. No primeiro bimestre, a Paraíba acumula alta de 7,3%.

Varejo ampliado

No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e as de material de construção –, a Paraíba registrou também altas expressivas no indicador, com destaque no cenário nacional.

Por exemplo, na comparação de fevereiro sobre janeiro, a Paraíba cresceu 5,2% no varejo ampliado, liderando também entre as unidades da federação do País, enquanto na comparação de fevereiro sobre o mesmo mês do ano passado a alta chegou a 17,7%, segunda maior taxa do País. Já no acumulado do primeiro bimestre do comércio ampliado, o indicador ficou em 9%. No País, as médias de crescimento foram abaixo do Estado, mas também expressivas:  1,2%, 8,7% e de 8,2%, respectivamente

Atividades que mais cresceram

Na comparação com janeiro deste ano, seis das oito atividades do varejo cresceram: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; outros artigos de uso pessoal e doméstico; livros, jornais, revistas e papelaria; móveis e eletrodomésticos; equipamentos e material para escritório informática e comunicação; e tecidos, vestuário e calçados.

Pesquisa

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

Portal Correio