Primeiro dia na escola. E agora pais?

Quando chega a fase da criança ir pra escolinha é um processo naturalmente sempre difícil para a mesma e para os pais, pois, é uma separação que causa angustia em ambos. Os pais, por sua vez, mesmo sabendo da necessidade de deixar seu filho (a), sofre por não saber lidar com a situação. Entretanto, como consequência, frequentemente saem escondidos dos filhos com a intenção de evitar mais sofrimento, porém, nesse momento, é preciso refletir sobre a importância da escola na vida dos filhos (as) e que no início passarão pelo processo d adaptação, pois é um mundo novo, ambiente físico, social e que vão proporcionar uma gama de aprendizados e que levará um tempo para uma elaboração psíquica da criança.

Algumas dicas são importantes nesse momento:

Os pais devem ir com o filho (a) conhecer a escola (todos os ambientes) e professora (o), dias antes do primeiro dia de aula.

Levar os filhos para acompanhá-los nas compras do material escolar.

Rever o material junto com o filho, mostrando e falando sobre a oportunidade que a criança vai ter em (utilizar na escola) ler os livros e cadernos novos e lápis.

Conversar sobre o que vai acontecer no primeiro dia de aula. Sobre conhecer novos coleguinhas.

Organizar o material escolar junto com o filho (a), mas deixando que a própria criança organize a mochila da forma que desejar, sem interferência.

Escute-o (a). Deixe que seu filho (a) fale sobre seus sentimentos: angustias, ansiedades e alegrias, entre outros que podem surgir. E pensamentos a cerca dessa etapa que se inicia.

Para tanto, o fundamental para os pais é entender que quando forem deixar os pequenos devem despedir-se da criança avisando que voltará e não sair escondido, e na volta não atrasarem, para que dessa forma se estabeleça um vinculo de confiança, entre criança, pais e lugar. Tornando essa nova fase que inicia numa experiência positiva e tranquila, diminuindo a angústia e ansiedade da criança e dos próprios pais.

“Não poupe os seus filhos das dificuldades da vida, ensine-os a superá-las”.

Louis Pasteur.

Elisiane Barbosa Psicóloga Clínica CRP- 13/7445

Fundadora do Projeto Psicossocial com Adolescentes.
Fundadora do Projeto NutriMentes.

Facebook: Psicóloga Elisiane Barbosa

Instagram: @elisianebarbosapsicologa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp